Para encontrar o lubrificante ideal para o seu veículo, consulte o manual do proprietário na seção de manutenção sobre viscosidade (SAE) e desempenho (API ou ACEA). Você também pode conferir as tabelas de recomendação disponíveis nos postos de serviço.
Ao contrário do que muitos pensam, o nível correto do óleo deve estar entre os dois traços da vareta, e não apenas no traço superior. Se o nível estiver abaixo do mínimo, o motor pode sofrer com a falta de lubrificação. Já se ultrapassar o máximo, pode haver aumento da pressão no cárter, causando vazamentos e até rompimento de bielas. Além disso, o excesso de óleo pode ser queimado na câmara de combustão, sujando velas e válvulas e comprometendo o catalisador do sistema de escapamento.
Com o uso contínuo do carro, o nível do óleo tende a baixar levemente devido às folgas do motor e à queima parcial na câmara de combustão. Por isso, até a próxima troca de óleo, é importante completar o nível sempre que necessário.
Não. Uma boa lubrificação ocorre quando o óleo atinge até o anel do pistão mais próximo da câmara de combustão, onde parte dele é naturalmente queimada. Em carros de passeio, é normal um consumo de aproximadamente meio litro de óleo a cada mil quilômetros rodados. No entanto, cada fabricante especifica um consumo adequado para seu motor, conforme o projeto. Vale lembrar que carros novos também consomem óleo.
Sim, desde que seja a viscosidade correta. A linha Shell Helix conta com diferentes lubrificantes para atender carros de passeio, SUVs e veículos de alto desempenho. Para saber qual é o ideal para seu carro, consulte o manual ou utilize a ferramenta Shell LubeMatch.
A Tecnologia Limpeza Ativa evita o acúmulo de resíduos e borra no motor, removendo impurezas e garantindo uma lubrificação eficiente. Isso prolonga a vida útil do motor e mantém seu desempenho original. A Tecnologia Limpeza Ativa da Shell funciona como um detergente que dispersa quaisquer impurezas e evita a formação de depósitos e borras.
Não é recomendado misturar diferentes tipos de óleo, pois pode comprometer a viscosidade e a proteção do motor.
Essa ideia é comum, mas incorreta. Os óleos lubrificantes são formulados a partir da mistura de básicos e aditivos, e sua cor final depende desses componentes. Além disso, a cor não interfere no desempenho do óleo.
Para manter o motor limpo, o óleo precisa manter em suspensão as impurezas que não são retidas pelo filtro, evitando que se depositem no motor. Com isso, o óleo escurece, enquanto o motor permanece limpo. Para saber o momento ideal da troca, consulte o manual do veículo.
Sim, pois quando o óleo está quente, ele fica mais fino, tornando-o mais fluido e facilitando o escoamento.
A Tecnologia Shell PurePlus utiliza um processo inovador, convertendo gás natural em um óleo básico. Esse óleo é livre de 99,5% das impurezas encontradas no óleo básico convencional. Os lubrificantes que contam com a Tecnologia PurePlus, oferecem maior resistência à evaporação, maior economia de combustível e maior resistência
à degradação do óleo. Essa tecnologia promove uma proteção superior para o motor do veículo e mantém a limpeza próxima à de fábrica.
Liderança
A planta de lubrificantes da Raízen, localizada na Ilha do Governador - RJ, é uma das mais estratégicas do país. Com infraestrutura robusta e capacidade de produção significativa, a planta desempenha um papel vital na operação logística da empresa, garantindo o abastecimento eficiente de lubrificantes para diversos mercados.